Pular para o conteúdo principal

Programando tudo!

Olá mores,

Sei que existe sempre muitas noivinhas perdidas por mal saber por onde começar a organizar seu casamento, é tanta coisa que queremos que nem sabemos em que parte que começa toda essa imensidão de coisas que podemos inovar no nosso grande dia.
Pensando nisso, fiz uma lista com quando tempo você deve organizar as coisas, para se organizar melhor, fazer em forma de checklist.


De um ano a dez meses antes


  1. Primeiro verifique orçamento dos dois, quando o assunto é dinheiro, temos que saber por tudo na pontinha do lápis para nada sair fora do que estamos (e temos) disposto para gastos.
  2. Pesquise! Comece a pesquisar lugares e serviços pela internet, indicações de amigas que utilizaram tais serviços, feiras de noivas (e lá dão uns descontos babados para quem costuma fechar na hora!). 
  3. Tendo todos os serviços de sua preferência em mãos, com orçamentos a seu favor. Veja aqueles que você terá que dar aquele jeitinho brasileiro, ou seja, parcelar e feche com eles, programando a data para começar a pagar. Geralmente empresas que lidam com festas de casamento fecham sempre com parcelas até no máximo 10 dias antes a data do evento, o que já é um ponto positivo para vocês, sem dívida para depois!
  4. Decidido o lugar da festa, vão e fechem a data! Se vocês tem uma data em especial em mente (como eu, por exemplo) reservem logo, pois de um ano para o outro voa e para perdermos a data é facílimo. Agora se vocês não tem data em mente, vejam a disponibilidade do salão mesmo assim. 
  5. Se vocês ainda não moram juntos, comecem as comprinhas do enxoval de vocês. Costumo dizer que é as roupas da casa, sei que você poderá ganhar como presente de casamento ou até mesmo no chá de cozinha e afins, mas sempre faça você mesmo suas compras pra iniciar a montagem da casinha de vocês, um mês compra um jogo de toalhas, no outro um jogo de cama de casal e assim por diante. Liste por qual comodo você vai iniciar, e vá montando, muitas vezes até ganhamos coisas de parentes (o meu foi passado da minha mãe para mim).
  6. Se for casar na igreja (de sua religião) veja se há datas disponíveis que de batam com as disponíveis no salão e marque também. Veja toda a documentação necessária e também verifique no civil o procedimento a ser feito, tudo isso vendo para a mesma data. Menos o civil (nas observações explico).
  7. Elabore uma pré lista junto com seu noivo para terem noção de quem e quantos vão chamar. Se fecharem em buffet que ofereça serviço "por cabeça" é necessário saber mais ou menos, ou decretar quantidade exata de convidados.

De nove a sete meses antes


  1. Pesquise roteiros para sua lua de mel, veja pacotes, pesquise e se você já tiver sua casa montada, uma dica: Peça no lugar de presentes para casa, peça presente em dinheiro. Existe agências de viagem em que oferece um tipo de serviço em que você escolhe o pacote de viagem e tudo, e o pagamento é os convidados que vão até a agência de turismo pagar uma quantia (ou estipulada pelo casal ou quanto puder) até 10 dias antes do casamento. E o que faltar o casal paga. Não é uma boa? 
  2. Agende exames pré nupciais para os dois, se você é uma noivinha que vai com frequência no ginecologista, continue indo e faça exames rotineiros, inclusive ele também deve marcar urologista. Nada por desconfiança, mas saber como anda nossa saúde é sempre bom!
  3. Defina a decoração e cor(es) da sua recepção, verifique também a disponibilidade do seu buffet ou decorador da cor e estilo que você quer fazer no salão.
  4. Falando ainda sobre sua lua de mel, se os pombinhos quiserem voar para o exterior pesquise antes sobre a moeda estrangeira, faça ou verifique seus passaportes e vistos. 
  5. Inicie um repertório de músicas para a cerimônia e festa. Escolha as músicas que tenham a ver com vocês, veja com o DJ no salão a música de chegada de vocês, da valsa e até mesmo a playlist da festa toda.

De seis a quatro meses antes

  1. Pesquise lugares que faça convites, defina se terá convites diferentes para padrinhos, daminhas e pajens. Ou seja uma noivinha DIY e faça você mesma o convite, aposto que pode economizar e sair super a seu gosto.
  2. Acredito que você já tenha escolhido os padrinhos, pajens e daminhas, mas se ainda não selecionou esse é o tempo ideal para definir que são.
  3. Lembra que antes você organizou uma pré lista de convidados? Então, agora é definitiva. Repasse os nomes com seu noivo, confirme se serão esses mesmo e feche a mesma. Você vai precisar dela para o próximo passo.
  4. Mande fazer a confecção dos convites, ou como disse no passo 1, sobre você mesma fazer, confeccione. Agora já tem a lista de convidados definitiva.  
  5. Marque um café da tarde com as madrinhas para definir traje, se é cada uma com a cor que preferir, se será longo, se terá uma cor ou todos os tons de uma cor e por aí vai. Aproveite para já contar a elas seus cargos especiais no seu grande dia e se divertir!
  6. Depois de definida a decoração, com o fim das dúvidas cruéis, feche. E já encomende seu bouquet (e da daminha, se ela tiver), principalmente se for casar no mês de Maio em que os preços aumentam por conta de ser mês das noivas e dia das mães.

De três a dois meses antes

  1. Se depois da cerimônia vocês forem para algum lugar em especial, verifique se tem que fazer reserva de quarto ou se é só chegar mesmo e fim de papo!
  2. Inicie a distribuição de convites, é o tempo ideal e dá para seus convidados se programarem, até mesmo para os que moram longe ver onde vão ficar, se é na sua casa ou de algum outro parente ou amigo que more em sua cidade.
  3. Para você noivinha que vai optar pela tradicional lista de presentes, já faça sua e escolha uma loja que tenha os itens que seja e já entregue. Dá para fazer isso online ou via email, dependendo da loja que você escolher e tiver essa opção. Todo tempo é precioso a essas alturas do campeonato.
  4. Já providencie as alianças, há casos em que o noivo mesmo quer escolher e comprar, outros que os dois vão e comprar, alguns outros ganham de mãe, vó, alguém muito próximo da família. Se você ainda não viu e nem ganhou, já pode pesquisar e comprar.
  5. A tradição diz que chá de cozinha é ganhado, então se nenhuma madrinha ou amiga se ofereceu para dar o chá, então faça você mesma (se quiser), não é muito em cima, mas dá para fazer uma reuniãozinha num sábado ou domingo a tarde, como uma festinha americana ou com lanches simples e apetitosos que você mesma pode fazer, contando com a ajuda da sua mãe,sogra, vó, tia, madrinha... Aquelas ou aqueles (homem também cozinham muito bem!) que é claro, faz coisas deliciosas! Hm!
  6. Já escolheu as lembrancinhas? Não? Então já pense nelas, se fará os tradicionais bem casados ou algo diferente a gosto de vocês. Nossa, existe tanta opção de fofuras e coisas bacanas a ser entregue de lembrancinhas e algumas delas custam pouco e também faz parte da hora de economizar.

Um mês antes do casamento

  1. Dessa listinha (ou alguma que você tenha elaborado), confira se todos os itens desejados estão feitos, veja se não esqueceu nada, para que nesse um mês você consiga correr atrás.
  2. Se fechou dia da noiva ou maquiadora em casa ou você mesma fará, faça os testes, escolha o que desejar. Se for em salão ou maquiadora em casa, marque um dia para isso, faça isso também com o cabelo, escolha alguns e teste penteados. Profissionais vão saber também te indicar o que combina com você.
  3. Se não tiver veículo próprio, programe como e quem fará suas locomoções: Do salão para o local da cerimônia, depois para suas fotos externas com seu noivo já marido (se for fazer), de volta pro salão e do salão para o lugar da noite de núpcias. 
  4. Envie emails ou vá pessoalmente no local da cerimônia e recepção confirmando tudo, dia, horários, tudo mesmo!

Um dia antes
Inspire, respire e não pire!

  1. Geralmente os buffets e salões de festa pedem uma lista de convidados com dois ou um dia de antecedência. Nesse dia, se você estiver ocupadíssima peça para alguém de confiança levar para você. Especifique na lista de convidados o que deseja, sobre aqueles "convidados" que você não convidou, mas apareceu na festa, que medidas tomar e etc.
  2. Descanse! Não deixe para "pirar" nesse dia, evite comer coisas muito gordurosas que podem te prejudicar no dia seguinte, que claro é seu casamento.
  3. Durma cedo, pois dependendo da hora que estiver marcado seu dia da noiva você terá que acordar algumas horas antes, bem descansada e pronta... Pois o dia seguinte é de vocês.

No dia
Até que enfim!

  1. Acorde com 1h ou 1h30 antes do seu dia da noiva, se ele for pela  parte da manhã e você for passar o dia no salão (por exemplo 9h, 10h). Procure não se atrasar, assim não atrasa toda sua programação no salão e não atrasa sua chegada na igreja. Enfim, não causa uma bola de neve com seus horários.
  2. Se alimente bem, e quando digo bem não quer dizer se entupir de comida. Alimente-se o suficiente para se sentir satisfeita com alimentos leves que com o nervoso não vá te causar nenhum piripaque! Ninguém quer noivinha passando mal no dia dos seus sonhos, não é?
  3. Procure ficar relaxada, ansiedade e nervosismo são coisas diferentes. Sei que a ansiedade pelo momento é grande, sinta essa animação, é o momento único e tão sonhado de suas vidas. O que digo de nervosismo, é não se preocupar com o "será que vai dar tudo certo.", jamais pense isso, pense sempre "hoje tudo dará certo, é nosso dia, nosso momento!" . E curta-o!
  4. Antes de ir pro salão, separe tudo que tem que levar. Sua roupa, sapatos, jóias, bouquet, tudo mesmo. Lembre-se que você sairá do salão pronta. Para quem for fazer em casa, deixe tudo em mãos, para facilitar na hora de se trocar, sair e não deixar nada para trás.
  5. Curta seu momento, seja feliz, ame cada segundo desse dia, aproveite, passa tão rápido. Viva-o, deixe esse tempo passar como se fosse durar uma eternidade, sendo refletida no pós casamento, que é sua vida de casada.

Depois da lua-de-mel

  1. Depois de viajar, descansar, curtido tudo que teve de bom ao lado da pessoa amada, hora de voltar a realidade. Verifique se ficou algum gasto para depois e veja a melhor forma de quitar, sem prolongar muito para não lhe prejudicar.
  2. Se na sua lista de convidados você tinha email de todos seus convidados, envie um de agradecimento a eles, mostre que ficou muito feliz com a presença de todos e que foi marcante tê-los em seu grande dia.
  3. Vá até as lojas de presentes para fazer retiradas ou trocas de presentes.
  4. Curta sua casa e seu amado ao máximo, pois uma nova vida se segue a dois!

Gostou das dicas? Confesso que esse post foi longo, mas foi válido para poder dar um norte para as noivinhas que não sabem por onde começar ou para aquelas que acham que está faltando algo.
Tudo isso é válido para as noivas DIY, por ser confecção própria, você pode ganhar tempo em muitos quesitos dessa lista, mas não é por isso que deve ir prolongando as coisas e deixando para cima da hora. Quanto mais adiantar serviços, menos correria pros 45 minutos do segundo tempo você terá. 
Conte sempre com a ajuda de uma amiga, sua mãe, alguém próximo de confiança para lhe ajudar nesses longos meses de preparação e o noivo não escapa dessa ajuda não viu. Se ver que fica muito atarefada (e puder) contrate uma assessora pelo menos para o dia, se você acredita que isso lhe deixará mais calma e menos preocupada com as coisas rolando, e é claro, couber em seu orçamento.

Curta cada segundo da sua organização, essa fase é uma delícia, eu garanto!



Beijos da Preta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog